O bem-estar animal é parte intrínseca do conceito “do campo à mesa” e se espera que os alimentos sejam produzidos de acordo com princípios éticos, de sustentabilidade, biosseguridade e segurança alimentar.
Desde a vigência da Instrução Normativa nº 113, a Master Agroindustrial S/A, assume para:
Uso de Antimicrobianos:
Desde 2022 não faz uso de antibióticos como promotores de crescimento em nenhuma fase de sua cadeia produtiva.
Procedimentos dolorosos:
Não utiliza a identificação dos animais através do corte de orelha (mossa);
Realiza cirurgias para redução de hérnias rotineiramente, através de mão de obra especializada, utilizando anestesia e analgesia prolongadas;
Não realiza o desbaste de dentes rotineiramente, exceto quando há comprometimento ao bem-estar da fêmea ou de leitegadas;
Não realiza castração cirúrgica nos suínos machos (apenas imunocastração);
Realiza o corte do terço final da cauda até o terceiro dia de vida, por operadores capacitados através de equipamentos tecnificados.
Uso de gaiolas de gestação em novas unidades e ampliações de granjas já existentes:
Possui o sistema de baias coletivas em todas as unidades, sendo que todas as ampliações ou novas construções são em baias coletivas desde 2020.
Redução parcial do uso de gaiolas de gestação:
Atualmente temos 35% dos espaços necessários para alojamento das fêmeas gestantes nas baias coletivas. Este sistema misto utiliza gaiolas individuais por no máximo 28 dias após a cobertura. Se compromete em implementar 100% dos espaços necessários em baias de gestação coletiva para as matrizes até 2031.
Eutanásia:
Realiza quando necessário a eutanásia nos animais adultos, com prévia insensibilização através de pistola de dardo cativo perfurante.
Enriquecimento ambiental:
Avalia modelos de enriquecimento ambiental de forma constante em seu sistema produtivo e utilizará em todas as fases de criação até 2031.
Idade de desmame:
Prática em seu sistema produtivo idade média de desmame de 24 dias.
Transporte dos animais:
Possui frota transportadora atendendo as necessidades estruturais que beneficie a saúde e o bem-estar animal.
Certificação da unidade industrial em bem-estar animal
Possui desde 2023 certificação da Unidade de abate e processamento de suínos por meio dos protocolos globais estabelecidos pelo North American Meat Institute e do National Chicken Council, realizada por terceiros. As auditorias são conduzidas através do programa Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), garantindo a aderência e conformidade aos mais altos padrões de bem-estar animal.