Master Empresa de alimentos

 
 

APRESENTAÇÃO

A suinocultura é uma atividade pecuária consolidada e em franca expansão no Brasil, credenciando o país como um dos líderes mundiais na produção e exportação de suínos. Seu sistema produtivo é basicamente do tipo industrial confinado, com pequenos, médios e grandes produtores. Nos últimos anos o bem estar para animais de produção se tornou um dos temas mais discutidos pela indústria mundial da proteína animal, evidenciando boas práticas de produção (BPP) e aspectos do bem-estar animal (BEA).

A Master tem em sua conduta diretrizes bem definidas e segue com responsabilidade sua missão de proporcionar alimentos de qualidade guiados pelos valores do campo, gerando riquezas e oportunidades, tendo como compromisso indissociável de seus valores as práticas de bem-estar animal.

Ligado também a este cenário, a empresa considera que cada vez mais, consumidores compartilham uma visão comum sobre o bem-estar animal, priorizando a forma como os animais são criados e a preservação dos recursos naturais, de forma a contribuir para a sustentabilidade global.

Neste contexto, a Master compreende e acredita que implementar programas de boas práticas de produção é o caminho para melhorar o manejo das granjas de suínos e por consequência, a qualidade de vida dos animais, tudo isso alinhado a práticas de preservação ambiental, garantindo a preservação e proteção dos recursos naturais.

A partir disso, a Master apresenta ao mercado a sua política de bem-estar animal, estabelecendo as diretrizes que orientam as suas condutas neste tema de alta relevância mundial.


POLÍTICA DE
BEM-ESTAR ANIMAL
DA MASTER

 
 

POLÍTICA DE BEM-ESTAR ANIMAL

Conectada com as tendências mundiais e compreendendo a importância de práticas que asseguram o bem-estar animal, em respeito às demandas de clientes, consumidores e sociedade, a Master tem sua política de bem-estar animal alinhada aos conceitos da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), onde bem-estar corresponde à forma com que o animal se ajusta às condições nas quais ele vive.

Alinhada com suas diretrizes estratégicas, a Master possui desde 2018, o Programa de bem-estar animal, que se estende em toda sua cadeia produtiva.

O programa de bem-estar da Master é fundamentado no conhecimento científico, que respeita a legislação específica, indo de encontro com as exigências do mercado consumidor.

Para a manutenção e disseminação das diretrizes estabelecidas, o programa conta com o Comitê Corporativo de Bem-estar Animal, formado por uma equipe de profissionais especializados e multidisciplinares. O objetivo de estabelecer as orientações de aperfeiçoamento e implementação de mecanismos de melhoria das políticas.

O Programa contempla um sistema auditável de garantia e promoção de bem-estar animal inclui práticas e compromissos na criação, transporte e abate dos animais. Esta equipe multidisciplinar acompanha a evolução dos indicadores de bem-estar animal, dos monitoramentos, treinamentos e da tomada de decisões.

O cuidado com a qualidade e segurança dos alimentos é um processo contínuo aplicado pela empresa em todas as fases da cadeia produtiva. Mais do que um compromisso, é responsabilidade da Master transformar de forma positiva toda a cadeia. É um exercício de real transparência e rastreabilidade para assegurar o tripé da sustentabilidade.

 
 

COMPROMISSOS DE BEM-ESTAR ANIMAL

O bem-estar animal é parte intrínseca do conceito “do campo à mesa” e se espera que os alimentos sejam produzidos de acordo com princípios éticos, de sustentabilidade, biosseguridade e segurança alimentar.

Desde a vigência da Instrução Normativa nº 113, a Master Agroindustrial S/A, assume para:

 

Uso de Antimicrobianos:

Desde 2022 não faz uso de antibióticos como promotores de crescimento em nenhuma fase de sua cadeia produtiva. 

 

Procedimentos dolorosos:

Não utiliza a identificação dos animais através do corte de orelha (mossa);

Realiza cirurgias para redução de hérnias rotineiramente, através de mão de obra especializada, utilizando anestesia e analgesia prolongadas;

Não realiza o desbaste de dentes rotineiramente, exceto quando há comprometimento ao bem-estar da fêmea ou de leitegadas;

Não realiza castração cirúrgica nos suínos machos (apenas imunocastração);

Realiza o corte do terço final da cauda até o terceiro dia de vida, por operadores capacitados através de equipamentos tecnificados.

 

Uso de gaiolas de gestação em novas unidades e ampliações de granjas já existentes:

Possui o sistema de baias coletivas em todas as unidades, sendo que todas as ampliações ou novas construções são em baias coletivas desde 2020.

 

Redução parcial do uso de gaiolas de gestação:

Atualmente temos 35% dos espaços necessários para alojamento das fêmeas gestantes nas baias coletivas. Este sistema misto utiliza gaiolas individuais por no máximo 28 dias após a cobertura. Se compromete em implementar 100% dos espaços necessários em baias de gestação coletiva para as matrizes até 2031.

 

Eutanásia:

Realiza quando necessário a eutanásia nos animais adultos, com prévia insensibilização através de pistola de dardo cativo perfurante.

 

Enriquecimento ambiental:

Avalia modelos de enriquecimento ambiental de forma constante em seu sistema produtivo e utilizará em todas as fases de criação até 2031.

 

Idade de desmame:

Prática em seu sistema produtivo idade média de desmame de 24 dias. 

 

Transporte dos animais:

Possui frota transportadora atendendo as necessidades estruturais que beneficie a saúde e o bem-estar animal.

 

Certificação da unidade industrial em bem-estar animal

Possui desde 2023 certificação da Unidade de abate e processamento de suínos por meio dos protocolos globais estabelecidos pelo North American Meat Institute e do National Chicken Council, realizada por terceiros. As auditorias são conduzidas através do programa Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), garantindo a aderência e conformidade aos mais altos padrões de bem-estar animal.

 
 

INDÚSTRIA

As instalações frigoríficas foram projetadas a fim de fornecer estrutura e equipamentos modernos para uma ótima ambiência dos suínos do momento do desembarque até o abate, proporcionando segurança para colaboradores e animais. O Frigorifico possui registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sob inspeção permanente. Conta com corpo técnico de profissionais qualificados ligados ao Bem-estar animal e segue todas as exigências das legislações do segmento e suas atualizações, incluindo normativas internacionais e recomendações de instituições especializadas. Programas de controle interno ligados diretamente ao BEA e treinamentos contínuos para as equipes estão em constante atualizações.

 
 

MEIO AMBIENTE

Além dos compromissos com o bem-estar animal, a Master também tem grande preocupação com a sustentabilidade ambiental. Por isso, adota diversas medidas para preservar o meio ambiente e minimizar os impactos do processo.

CERTIFICAÇÃO ISO 14001

Desde 2010, as unidades produtivas de Queimados, Carijos e Arroio Fundo, possuem a Certificação IS0 14001, garantindo o compromisso da Master com práticas ambientais responsáveis. Em 2024, a unidade de Curitibanos também conquistou essa certificação, reforçando o reconhecimento internacional da empresa por suas atividades sustentáveis desenvolvidas de forma ordenada com alto respeito ao meio ambiente.

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL

O uso consciente da água é outra preocupação da Master, que foi pioneira na implantação do Sistema de Efluentes da Suinocultura (Sistrates), um processo de tratamento de resíduos líquidos provenientes da criação de suínos nas granjas.

Além da eficiência no tratamento dos efluentes, a empresa aprimorou a produção de biogás, melhorando as condições ambientes para a biodigestão anaeróbia, resultando em energia elétrica.

Outro destaque no compromisso ambiental da empresa é o uso de energia fotovoltaica. A maioria de suas unidades produtivas conta com placas solares que convertem a luz solar em energia elétrica, contribuindo ainda mais para a preservação dos recursos naturais e a redução das emissões de carbono.

 
 

NOSSA RESPONSABILIDADE

É nossa obrigação moral e ética, como profissionais pecuaristas e industriais comprometidos, fornecer ao animal em todas as suas fases de produção os cuidados e instalações necessários para seu correto desenvolvimento físico e psicológico e garantir seu cumprimento. Como operadores internacionais do setor, nossas decisões têm um impacto significativo na cadeia produtiva, razão pela qual devemos ser responsáveis e contribuir para a manutenção e disseminação desses valores. Por isso, sempre trabalhamos buscando a melhoria na qualidade de vida dos animais dentro e fora da Master.

Universo Master