Master Empresa de alimentos

 
 

INOVAÇÃO MASTER E EMBRAPA APRESENTAM O SISTRATES

No último dia 4, a Master deu mais uma importante mostra da sua contribuição para a preservação dos recursos naturais e do seu compromisso com a sustentabilidade. Em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, apresentou o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura, que é um processo de tratamento dos resíduos líquidos provenientes da criação de suínos nas granjas.

Com ele, existe a separação física de sólidos e, a partir daí, se inicia um processo de tratamento inovador e de grande eficiência, permitindo, inclusive, o reuso da água em atividades secundárias. O Sistrates é fruto de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e a Master foi a primeira a tê-lo implantado. A partir de agora, pode ser implementado em granjas de todo País.

“A Master sempre teve um grande compromisso com a sustentabilidade na sua atividade e este projeto pioneiro novamente nos coloca na vanguarda da questão ambiental com a criação de um sistema de aproveitamento de alta eficiência, cuja tecnologia foi completamente desenvolvida em uma de nossas unidades”, destaca o diretor-superintendente, Mario Faccin.

Para a empresa, fazer parte de um projeto inovador como este significa olhar para o futuro com ações efetivas e que trarão resultados significativos a curto e médio prazo. “Esta nova modalidade de tratamento transforma a atual realidade, oferece alternativa de reuso e, principalmente, garante a sustentabilidade do processo. E nós estamos fazendo parte desse novo tempo, neste projeto que certamente se expandirá por todo o País”, finaliza Faccin.

ENTENDA O SISTEMA INOVADOR

O SISTRATES é uma tecnologia que a Embrapa Suínos e Aves aponta como uma alternativa para o tratamento dos efluentes da suinocultura pela remoção conjunta de carbono, nitrogênio e fósforo. Ele é um processo biotecnológico para a remoção de sólidos grosseiros e a biodigestão anaeróbia com remoção do carbono, a remoção biológica de nitrogênio e a remoção química de fósforo.

O processo pode ser aplicado de maneira modular e adicional de acordo com as necessidades de tratamento. De acordo com o pesquisador Airton Kunz, responsável pelo projeto, a tecnologia permite obter um alto nível de tratabilidade das águas residuais da suinocultura, o que reduz a necessidade de área agrícola e abre a possibilidade de reutilizar a água nas instalações ou em processos de irrigação.

Outro destaque do projeto, além dessa validação a campo em escala real, é que será possível implementar uma rede de Unidades de Referência Tecnológica (UTR) nas principais regiões produtoras para apoiar a transferência da tecnologia, a capacitação continuada de técnicos e viabilizar aperfeiçoamento contínuo do sistema.

O mercado potencial do SISTRATES são granjas de suínos de grande porte com limitação de área agrícola para aplicação de dejetos ou efluentes ou com necessidade de reuso de água e usinas centrais de biogás para cogeração de energia elétrica ou térmica.

A IMPORTÂNCIA DO SISTRATES

MARIO FACCIN, diretor-superintendente da Master

“É gratificante ver o sistema funcionando na Master. O trabalho deixa um legado importante para a suinocultura brasileira e mais uma vez a nossa empresa está na vanguarda da preservação do meio. E isso, acontecendo neste mês do nosso aniversário de 25 anos, vem coroar de êxito nossa atuação”

AIRTON KUNZ, pesquisador responsável da Embrapa

“O Sistrates é um sistema inovador. O que está aqui na Master não existe em nenhum outro lugar do Brasil e a partir do que fizemos aqui, pode-se disponibilizar esta novidade em granjas de médio e grande porte, além de bacias hidrográficas que concentram pequenos criadores. Foram mais de 10 anos de pesquisa para chegar até aqui”

JANICE ZANELLA, chefe-geral da Embrapa

“O foco da Embrapa é a sustentabilidade e ter uma solução tão importante como essa é um grande passo. A nossa função é buscar esse tipo de solução inovadora e disponibilizar estas novidades para todo o setor. Esta aqui, é um exemplo de solução que diminui impacto, gera energia e traz inúmeros benefícios”

RUDOLF FROEHNER, major da PM Ambiental

“Este projeto trás uma grande inovação para o setor, mostrando toda a preocupação da Master com o aspecto ambiental. Aqui vemos desenvolvimento econômico e a preocupação da empresa com o meio ambiente. Um exemplo para os demais empreendedores, porque este tipo de projeto só traz benefícios”